Inverno em Petrópolis: o que fazer na estação?

Inverno em Petrópolis: com explorar a cidade
O inverno em Petrópolis torna-se ainda mais charmoso do que o habitual. Com previsão de dias mais frios, porém mais seco, a cidade entrega o que todo turista sonha: dias ensolarados de temperaturas amenas, com o termômetro em queda ao cair da tarde e baixando pela madrugada, até que o sol, no dia seguinte, esquente corpo e alma novamente.
Já para os dias chuvosos, o frio na Cidade Imperial fica mais intenso durante as 24 horas.
Em 11 semanas, até agosto, Petrópolis recebe mais de 150 mil turistas que ficarão hospedados na cidade, considerando uma ocupação de 85% nos finais de semana.
Esse número pode superar os 170 mil hóspedes no período, segundo o Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
“Temos ainda uma população flutuante, de cidades próximas, fazendo bate e volta em um dia. Assim, o público é alto, mas como a cidade é pulverizada de atrações, esse número acaba fluindo entre tantas atrações e destinos, tornando um movimento agradável na medida”, analisa Samir el Ghauoi, presidente do Petrópolis Convention.
A alta temporada de inverno traz uma atmosfera europeia para Petrópolis de forma natural.
As lareiras se acendem, os bares e restaurantes oferecem mantinhas e revestem cadeiras com pelinhos (sintéticos) de carneiro.
A luz do dia cai, tornando o pôr do sol indescritível. O menu privilegia pratos quentes como fondue e chocolate, enquanto os festivais complementam essa experiência bucólica com atrações culturais imperdíveis.
“Aconchego é a palavra que define”, diz o presidente do PC&VB.
11 dicas para curtir o inverno em Petrópolis

Desfile da Bauernfest / Foto: Divulgação
1.Bauernfest: a Festa do Colono Alemão
Segundo maior evento do gênero no país e principal da cidade, a Bauernfest está este ano em sua 35ª edição, de 21 de junho a 7 de julho.
Durante esse período, a festa transforma o Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade no centro de uma celebração vibrante das tradições germânicas, que são raízes culturais da cidade.
Além disso, a Bauernfest é organizada pela Prefeitura de Petrópolis e pelo Clube 29 de Junho, proporcionando aos visitantes uma experiência rica em cultura.
Assim sendo, a festa inclui música, danças típicas e uma irresistível gastronomia alemã.
Para completar, a Bauernfest oferece uma variedade de cervejas, complementando a experiência única que o evento proporciona.

Sesc Quitandinha / Foto: Divulgação
2. Festival Sesc de Inverno
Além da tradicional Bauernfest, o inverno em Petrópolis é marcado por diversos festivais. Este ano, destaca-se o Festival Sesc de Inverno, que chega à sua 22ª edição. Realizado de 12 a 28 de julho no Palácio Quitandinha e outros espaços culturais da cidade, o evento promete uma programação rica e diversificada.
O Festival Sesc de Inverno reúne música, dança e artes plásticas, entre outras expressões artísticas.
Além disso, oferece ao público uma experiência cultural completa, fortalecendo o cenário artístico local e atraindo visitantes de diversas regiões.
Portanto, quem estiver em Petrópolis durante esse período, terá a oportunidade de desfrutar de um evento de alta qualidade, que celebra a arte e a cultura em todas as suas formas.

Fondue / Foto: Divulgação
3. Festival de Fondue, Caldos e Cremes
A melhor pedida no inverno da cidade é, sem dúvida, degustar um fondue. Além disso, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau promove o Festival de Fondue, Caldos e Cremes, uma tradição de 15 anos.
Este evento acontece de 28 de junho a 28 de julho, atraindo moradores e turistas.
Durante esse período, mais de 50 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens da cidade participam do festival.
Assim, os visitantes têm a oportunidade de experimentar uma variedade de pratos quentes, aquecendo-se nas noites frias de Petrópolis.

Cerejeira no Museu Imperial / Foto: Arquivo Notícias de Petrópolis
4. Circuito das Cerejeiras
A florada das cerejeiras – sim, Petrópolis tem centenas delas em vários bairros – ocorre em julho. Desta forma, ela é breve e dura de três a quatro semanas.
A história da cidade com essa espécie, um dos símbolos nipônicos, começa em 1995, em comemoração aos 100 anos de amizade Japão-Brasil.
Petrópolis foi escolhida para o plantio porque a primeira Representação Diplomática do Japão no País foi instalada na cidade, ainda no ano de 1897, na Rua 7 de Abril (sim, a longa história de amizade entre Japão e Brasil começa em Petrópolis!).
Boa parte das mudas foram plantadas no entorno do Palácio Quitandinha. No entanto, elas também podem ser vistas nos jardins do Museu Imperial e Palácio Rio Negro.
Além disso, estão espalhadas em vários bairros, tornando a cidade ainda mais charmosa durante a florada.

Portais de Hércules / Foto: Okê Aventuras
5. Montanhismo
Com mais de 200 trilhas mapeadas, Petrópolis recebe pessoas de todo o mundo, especialmente de maio a setembro, o período mais favorável para a prática do montanhismo e outras atividades ao ar livre.
Além disso, o trekking, camping, voo livre, travessias e caminhadas fazem parte dessa infinidade de opções. Essas atividades incluem também mountain bike, ciclismo, rapel, arvorismo, escalada e cavalgada.
Para os menos radicais, há ainda a observação de aves (birdwatching), passeios de jeep, triciclos e passeios a cavalo. Dessa forma, Petrópolis se torna um destino completo para os amantes da natureza e da aventura.

Rua Teresa / Foto: Divulgação
6. Moda inverno
Dispensam apresentações os polos de moda de Petrópolis, começando com a Rua Teresa e destacando ainda o Bingen, 16 de Março, Feirinha de Itaipava.
Deste modo, esses locais ficam especialmente concorridos nesta época, com os turistas buscando o melhor de artigos de inverno.
Porque é frio, gente, muito frio. Tem mesmo que andar de bota, casaco e cachecol!

Centro Histórico de Petrópolis / Foto: André Carvalho
7. Centro Histórico
É o circuito cultural mais charmoso que pode existir, dizem orgulhosos os petropolitanos.
E temos razão: ficam próximos, para um passeio a pé, o Museu Imperial, Palácio de Cristal, Palácio Koeler, Palácio Amarelo, Rio Negro, Catedral de São Pedro de Alcântara e Casa de Santos Dumont.
Além disso, Petrópolis conta ainda com o Museu de Cera, Museu de Porcelana e Museu dos Brinquedos. Isso sem falar nos prédios históricos e monumentos que compõem a paisagem urbana.
Assim, explorar esses tesouros culturais a pé torna a experiência ainda mais encantadora, revelando a riqueza histórica e arquitetônica da cidade em cada esquina.

Foto: Quadri Explores /@quadriexplorer
8. Passeios rurais
Dentro do paraíso, há vários mini paraísos. Assim é Petrópolis com seus circuitos rurais.
Citando apenas algumas opções, temos o Circuito Ecorrural Caminhos do Brejal, com destaque para suas plantações de hortaliças e legumes, sendo o maior produtor de orgânicos do Estado.
Assim, é preciso conhecer a Rota Secreta, em Secretário, que guarda preciosidades de gastronomia e natureza.
É obrigatório fazer o percurso Araras-Vale das Videiras e conhecer o Vale do Taquaril.
Além disso, há o Vale do Bonfim, porta de entrada para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos mais visitados no país e que atrai turistas do mundo inteiro.

Passaporte Circuito Cervejeiro / Foto: Divulgação
9. Circuito Cervejeiro
A primeira cervejaria do Brasil, a Bohemia, foi fundada aqui em 1853. É possível fazer um tour que apresenta a história da cerveja, seu processo de produção e os ingredientes, levando os visitantes a experiências sensoriais únicas e degustações exclusivas.
Além disso, Petrópolis tem uma Vila Cervejeira no entorno do Palácio de Cristal. As marcas Bohemia, Odin, Sampler Brew House, Duas Torres e Dr. Duranz fazem parte do circuito, trajeto que pode ser feito todo a pé.
Cada participante do Circuito da Vila adquire um passaporte que será carimbado por desafio concluído nas cervejarias participantes.

Osteria La Campana / Foto: Divulgação
10. Gastronomia
Polo gastronômico com mais de 350 bares e restaurantes em todos os distritos, Petrópolis é reconhecida por sua gastronomia.
Assim, todos os estabelecimentos trabalham com menus especiais de inverno, inovando e celebrando também as tradições.
Além disso, neste mundo de sabores, é um charme, no final de tarde, degustar cafés gourmet e chocolates quentes nas delicatessens e cafeterias espalhadas por toda a cidade.

Travessia Cobiçado Ventania / Foto: Arquivo Parnaso
11. Paisagens
Durante o inverno em Petrópolis, o visitante pode apenas contemplar, encontrando por onde vá paisagens urbanas e rurais deslumbrantes.
Contudo, a cidade tem segredos que os petropolitanos compartilham com quem chega: mirantes e vistas sensacionais.
Chegar a alguns mirantes requer fazer trilhas, de leves a moderadas, como a Pedra do Cortiço, Pedra do Bonet, Mirante Flávio Cavalcanti e Castelinho do Morin.
Por outro lado, outros pontos podem ser acessados de carro, como o Trono de Fátima, Mirante do Cristo, rampa de Voo Livre do Siméria, pista de voo livre do Parque São Vicente e o Mirante do Cristo, que o visitante já encontra na chegada à cidade, nas serras pela BR-040.

Museu Imperial / Foto: Divulgação
Petrópolis: destino ideal no inverno
O inverno é mesmo um acontecimento em Petrópolis, com eventos pequenos em bares e restaurantes praticamente todos os finais de semana.
Com temperaturas agradáveis a 809 metros de altitude, a Cidade Imperial é um destino próximo ao Rio de Janeiro, visitável o ano todo.
Além disso, o movimento começa a aumentar pelo Dia dos Namorados, mas o ápice da alta temporada ocorre em julho.
Nesse mês, restaurantes, atrações e hotéis ficam cheios, sem falar que como já citamos, acontece a Bauernfest, um dos maiores eventos de imigrantes alemães do Brasil.

Trono de Fátima / Foto: José Renato Lisboa Cordeiro
13 eventos para curtir na alta temporada
1. A Feira Trama, realizada na Cervejaria Bohemia, acontece de 20 a 23 e 27 a 30 de junho, além de 4 a 7 de julho e ainda de 12 a 14 de julho.
Esta feira de artesanato traz uma seleção de produtos locais que celebram a criatividade e o talento dos artesãos de Petrópolis. Nest edição ela celebra a Bauernfest.
2. Na moda, a Feira da 16, edição Bauernfest, acontece no dia 7 de julho na Rua 16 de Março, no Centro Histórico, destacando o comércio local com uma variedade de produtos e serviços para todos os gostos.
3. Para celebrar a cerveja, rola o Biergarten nos dias 20 a 23 e 28 a 30 de junho, além de 5 a 7 de julho, na Praça Visconde de Mauá, um deleite para os amantes de cerveja artesanal.
Organizado pela Associação de Microcervejarias de Petrópolis, o evento combina bebidas de alta qualidade com boa música e gastronomia.
4. Os gourmets terão seu espaço no Festival de Fondue, Caldos e Cremes, que se estende de 28 de junho a 28 de julho em diversos restaurantes participantes.
Este festival culinário oferece pratos reconfortantes ideais para aquecer as noites frias de inverno.
5. Em julho, a 24ª edição do MasterCasa começa no dia 4 e vai até 11 de agosto, na Estrada União Indústria, n° 14.098, em Itaipava.
Este evento é uma vitrine para as últimas tendências em decoração, arquitetura e design, sendo uma ótima oportunidade para aqueles que desejam renovar seus ambientes.
6. A Deguste rola nos dias 12 e 13 de julho, na Praça Visconde de Mauá, reunindo diversos produtores de cerveja artesanal e proporcionando uma experiência única para os apreciadores da bebida.
A feira continua também nos dias 9 e 10 de agosto, no mesmo local.

Feira Deguste / Foto: Divulgação
7. Este ano, o Festival Sesc de Inverno em sua 22ª edição, será realizado de 12 a 28 de julho no Palácio Quitandinha e outros espaços culturais da cidade, evento que reúne música, dança e artes plásticas entre outras expressões artísticas.
8. Para os fãs de motocicletas, o Motofest 2024 ocorre nos dias 19 e 20 de julho no Parque de Exposições em Itaipava, com shows, exposições e muita confraternização.
9. De 19 a 21 de julho, o Palácio de Cristal será palco da 5ª Exposição de Flores e Cerâmicas, uma celebração da beleza natural e da arte cerâmica.
10. Também no final de semana de 19 a 21 de julho, o Festival AgroSerra – da Roça ao Prato, na Praça de Secretário, em Pedro do Rio, destaca a produção rural e a gastronomia local.
11. Encerrando julho, o Festival do Chocolate – Mundo Mágico ocorre de 26 a 28 de julho e de 2 a 5 de agosto no Palácio de Cristal, oferecendo uma variedade de delícias de chocolate em um ambiente encantador.
12. Agosto continua a festa com a Bunka-Sai, de 15 a 18 de agosto no Palácio de Cristal, celebrando a cultura japonesa com apresentações, workshops e gastronomia típica.
13. Para os amantes de carros antigos, o 10° Serra Bugs Air Cooled e Antigos será realizado de 16 a 18 de agosto no Parque de Exposições, em Itaipava, reunindo veículos clássicos e muitas atrações.

You can certainly see your skills in the work you write. The world hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe. Always go after your heart.
http://www.tlovertonet.com/