Busão das Artes chega a Petrópolis

Experiência intensiva e sustentabilidade
Petrópolis recebe a partir desta quinta-feira (23) o Busão das Artes, um museu itinerante que transforma um caminhão-baú de 15 metros em uma experiência imersiva sobre consumo, descarte e sustentabilidade.
Assim, o Busão das Artes reúne arte, tecnologia e educação ambiental de forma interativa.
A ação faz parte da programação cultural do Governo do Estado do Rio de Janeiro para a COP30.
Quem torna o projeto possível
A iniciativa, patrocinada pela Enel Rio, reúne arte, tecnologia e educação ambiental de forma interativa e faz parte da programação cultural do Governo do Estado do Rio de Janeiro para a COP30.
Participantes
Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra apresenta obras de artistas como Vik Muniz, Sueli Isaka e Guto Lacaz.
Também participam Sandra Lapage, Janaina Mello Landini e Vhils, bem como outros nomes da arte contemporânea.
Busão das Artes na Cidade Imperial
Na exposição “Lixúria”, experiência imersiva que faz parte do Busão das Artes, o público poderá visitar instalações feitas a partir de resíduos.
Além disso, também é possível participar de estações interativas que calculam o lixo gerado por pessoa ao longo da vida e percorrer um trajeto cenográfico que estimula a reflexão sobre o impacto ambiental do consumo.
Quando visitar
Assim sendo, a exposição estará aberta de segunda a sábado, das 10h às 17h, com agendamento especial para escolas públicas e privadas.
O objetivo é promover a conscientização ambiental por meio da arte e incentivar o debate sobre o destino dos resíduos e a responsabilidade individual e coletiva na preservação do planeta.
Energia que move
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios no estado do Rio de Janeiroe, dessa forma, abrange 73% do território estadual, com uma área de 32.188 km².
Por isso, a maior concentração de clientes está na Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo, além dos municípios de Itaboraí e Magé.
Em outras palavras, a companhia atende, ao todo, aproximadamente 3 milhões de clientes.
Busão das Artes: itinerância e consciência ambiental
O Busão das Artes continua a surpreender o público ao percorrer diferentes cidades do Brasil, levando arte, educação ambiental e reflexão social.
Além disso, a proposta itinerante permite que cada local seja transformado em ponto de encontro cultural, aproximando a população de temas urgentes como consumo consciente e sustentabilidade.
Dessa forma, a experiência não se limita à contemplação, mas estimula a participação ativa dos visitantes, oferecendo atividades que conectam criatividade, tecnologia e consciência ambiental.
Lixúria: o lixo ganha visibilidade e provoca reflexão
A exposição Lixúria, instalada no caminhão-baú espelhado, é um exemplo claro dessa abordagem inovadora.
Assim, o público se depara com o próprio reflexo enquanto interage com instalações feitas a partir de materiais descartados, entendendo o impacto do lixo na sociedade.
Por isso, cada elemento da mostra convida à reflexão sobre reutilização, memória e estética, enquanto promove práticas sustentáveis e coletivas.
Ainda mais, experiências sensoriais e interativas tornam o aprendizado envolvente e acessível para pessoas de todas as idades.
Se liga!
Busão das Artes
Escola de Educação Integral Padre Quinha – Petrópolis
23 de outubro a 1º de novembro
Segunda a sábado, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Agendamento: lixuria@busaodasartes.com.br



