Teatro Afonso Arinos recebe peça infanto-juvenil

Teatro Afonso Arinos: palco de estreia
O Teatro Afonso Arinos, localizado no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis, será palco para a estreia do espetáculo infanto-juvenil “O Flautista e a Princesa de Hamelin”.
A peça é uma adaptação livre da famosa lenda medieval alemã do século XIII, “O Flautista de Hamelin”.
Com texto, músicas e direção assinados por Marco Aurêh, o espetáculo promete encantar o público a partir dos 7 anos com uma combinação de aventura, comédia, intriga e romance.

4 apresentações gratuitas no Teatro Afonso Arinos
Portanto, o espetáculo terá quatro apresentações ao todo no Teatro Afonso Arinos: um ensaio aberto para escolas públicas no dia 1º de agosto e três sessões abertas ao público geral nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2024.
Os ingressos são gratuitos; no entanto, é necessário realizar a reserva antecipada através da plataforma Sympla, clicando neste link.
A troca do voucher deve ser feita até 30 minutos antes do início da apresentação.
Para garantir acessibilidade, três das sessões no Teatro Afonso Arinos contarão com intérprete de Libras, bem como uma sessão terá audiodescrição.
Além disso, as reservas para audiodescrição e locomoção para pessoas com deficiência devem ser feitas com antecedência através do WhatsApp (24) 98867-8576 ou pelo e-mail kaza8producoes@gmail.com, com o assunto “Acessibilidade – O Flautista e a Princesa de Hamelin”.

História clássica com novas perspectivas
A trama do espetáculo gira em torno do Rei de Hamelin, interpretado por Fábio Branco, um monarca corrupto que enfrenta uma praga de ratos em sua cidade.
Ao lado do conselheiro real (Marcos Retondar) e do bobo da corte (Renan Miranda), o Rei tenta resolver a crise com a ajuda de um misterioso flautista, vivido por Jonas Raibolt.
Além disso, Marco Aurêh, que é autor e diretor, trouxe novidades à história original, que completa 740 anos em 2024.
Dessa forma, a nova versão é uma mescla de culturas e inclui a Princesa de Hamelin, interpretada por Lívia Kapps, que desempenha um papel crucial na trama.
Música ao vivo e elementos cênicos marcantes
A trilha sonora é composta e dirigida por Marco Aurêh e, deste modo, é um dos destaques da peça.
Composta por flauta, bandolim, tambor, guizos e pandeirola, a música ao vivo traz influências da Idade Média e do período renascentista e, assim, fundi-se com a música armorial e modal nordestina.
Assim, a flauta, tocada por Jonas Raibolt, é central para a narrativa, acompanhada por versos poéticos que ressaltam a magia do espetáculo.
Portanto, o espetáculo conta com bonecos de vara e luva, manipulados por Felipe Batista, e máscaras renascentistas que enriquecem o universo visual da peça.
As máscaras, que remetem à Commedia dell’Arte, contribuem para o tom farsesco da peça e, deste modo, para a crítica social presente na história.
Dessa forma, a direção de arte, assinada por Lorena Sender, e a coreografia de Rodrigo Werneck, criam um ambiente cênico vibrante e atraente.
Finalizando, o espetáculo traz uma nova perspectiva sobre uma história clássica, proporcionando entretenimento para toda a família.
Ficha Técnica
Elenco:
Fábio Branco (Rei de Hamelin)
Lívia Kapps (Princesa)
Jonas Raibolt (Flautista)
Renan Miranda (Bobo-da-corte)
Marcos Retondar (Conselheiro real)
Felipe Batista (Manipulação de bonecos)
Músicos:
Fernando Madá – Percussão
Marco Aurêh – Flautas, Bandolim e Violão
Equipe de Criação e Produção:
Direção e Texto: Marco Aurêh
Coreografia: Rodrigo Werneck
Cenários e Figurinos: Lorena Sender
Máscaras e Adereços: René Amaral
Bonecos: Cia Articulação Teatro de Bonecos
Produção: Kaza 8 Produções Culturais – Sabrina Castro
Se liga!
Espetáculo: “O Flautista e a Princesa de Hamelin”
Local: Teatro Afonso Arinos (Centro de Cultura Raul de Leoni) – Petrópolis, RJ.
Datas e Horários:
Sexta, 02/08/2024, às 20h
Sábado, 03/08/2024, às 17h
Domingo, 04/08/2024, às 17h
Duração: 60 minutos
Ingressos: Gratuitos, com reserva obrigatória pela plataforma Sympla
Some really wonderful articles on this internet site, regards for contribution. “A liar should have a good memory.” by Quintilian.
http://www.tlovertonet.com/