Unimed Petrópolis vai lançar o espaço TE Acolhemos

Nos próximos dias, a Unimed Petrópolis inaugurará o Espaço TE Acolhemos, um ambiente moderno e acolhedor dedicado exclusivamente ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que são beneficiárias do plano de saúde.
Assim sendo, o novo espaço está localizado em uma das mais belas avenidas de Petrópolis e oferecerá uma série de facilidades e benefícios aos usuários.
Só para exemplificar, estarão em funcionamento salas de terapia ocupacional, psicologia, consultório médico, nutricionista, brinquedoteca, refeitório e cineminha, bem como uma sala de conforto para as famílias.
Além disso, ainda aproveitando a beleza do casarão localizado no Centro Histórico, o Espaço TE Acolhemos também disponibilizará duas quadras cobertas para atividades externas.
Contudo, o novo projeto da Unimed Petrópolis foi um projeto desafiador, pois exigiu um grande esforço para pensar e elaborar todos os detalhes na busca pela promoção da qualidade de vida e o bem-estar, tanto para as crianças com TEA quanto para seus familiares.
Para a Dra. Rosane Kloh Banger, vice-presidente da Unimed Petrópolis e idealizadora do projeto, cada detalhe do espaço foi cuidadosamente planejado.
“Desde a escolha da casa até o projeto de ambientação e comunicação visual, tudo foi pensado para garantir segurança, bem-estar e conforto para as crianças e seus acompanhantes”, explica Dra. Rosane.

Dra. Rosane Rosane Kloh Banger, idealizadora do projeto / Divulgação
Espaço TE Acolhemos: um novo olhar
Visando praticidade e conforto, o Espaço TE Acolhemos contará com um coworking para que os pais possam trabalhar remotamente no local.
Além disso, atividades funcionais conduzidas por uma equipe integrativa também serão programadas no local.
Já a equipe multidisciplinar será composta por especialistas em psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia e nutrição, entre outros.
O novo espaço, que funcionará na Avenida Ipiranga, terá o foco no atendimento individualizado e humanizado.
“Ofereceremos todos os recursos necessários para impulsionar o desenvolvimento dos nossos pacientes”, anuncia.
Neste vídeo, a Dra. Rosane Banger fala sobre o novo projeto da Unimed Petrópolis
Entendendo o TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma doença, mas um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança que impacta a comunicação e a interação social, bem como o seu comportamento.
O diagnóstico precoce, bem como o início imediato do tratamento são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e autonomia do paciente.
Assim, estima-se que o TEA afete entre 1% e 2% da população mundial, o que representa aproximadamente dois milhões de pessoas no Brasil.
De acordo com os dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, a prevalência entre crianças é de uma a cada 44.
Neste sentido, esses números sublinham a importância do reconhecimento e da bordagem do TEA de maneira eficaz.
Desta forma, proporcionam às crianças afetadas o apoio necessário para seu desenvolvimento e integração social.